segunda-feira, 14 de maio de 2007

Divisão Funcional do Sistema Nervoso

Sistema Nervoso Somático
O Sistema Nervoso Somático tem por função reagir a estímulos provenientes do ambiente externo (Aferente). Ele é constituído por fibras motoras que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos músculos esqueléticos (Eferente). O corpo celular de uma fibra motora do SNP somático fica localizado dentro do SNC e o axônio vai diretamente do encéfalo ou da medula até o órgão que inerva.

http://www.uc.cl/sw_educ/neurociencias/esquemas/025.gif

Sistema Nervoso Autônomo
O Sistema Nervoso Autônomo funciona independentemente de nossa vontade e tem por função regular o ambiente interno do corpo, captando estímulos das vísceras para o sistema nervoso central(Aferente), controlando a atividade dos sistemas digestório, cardiovascular, excretor e endócrino. Ele contém fibras nervosas que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos músculos lisos das vísceras e à musculatura do coração (Eferente). Um nervo motor do SNP autônomo difere de um nervo motor do SNP somático pelo fato de conter dois tipos de neurônios, um neurônio pré-ganglionar e outro pós-ganglionar. O corpo celular do neurônio pré-ganglionar fica localizado dentro do SNC e seu axônio vai até um gânglio, onde o impulso nervoso é transmitido sinapticamente ao neurônio pós-ganglionar. O corpo celular do neurônio pós-ganglionar fica no interior do gânglio nervoso e seu axônio conduz o estímulo nervoso até o órgão efetuador, que pode ser um músculo liso ou cardíaco.

Divisão do SN Autônomo Eferente:

O SNP autônomo simpático, de modo geral, estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. Por exemplo, o sistema simpático é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão arterial, da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo.
O SNP autônomo parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial, entre outras.

http://www.afh.bio.br/nervoso/img/SN%20autônomo.gif


Meninges
http://drauziovarella.ig.com.br/entrevistas/img/Imagem1_meningite.jpg

O sistema nervoso esta protegido e contido na caixa craniana e no canal vertebral, sendo envolvido por membranas de tecido conjuntivo chamadas meninges, que se dividem em:
1) Dura-màter é a meninge mais externa, constituìda por tecido conjuntivo denso, continuo com o perióstio dos ossos da caixa craniana. A dura-máter que envolve, a medula espinhal é separada do perióstio das vértebras, formando-se entre os dois o espaço epidural. Este espaço contem veias de parede muito delgada, tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo.


http://www.csus.edu/org/nrg/carter/NeurosylActive/sheepbrain/sheepant.jpg

2) Aracnóide constituída de duas partes, uma em contato com a dura-màter e sob a forma de membrana, formando o espaço subdural e outra constituída por trave que ligam a aracnóide com a pia-máter. As cavidades entre as traves conjuntivas formam o espaço subaracnóideo, que contem o liquido cefalorraquidiano e não tem comunicação com espaço subdural.

http://www.nenossolar.com.br/escolademediuns/caixacran.jpg

3) Pia-máter é muito vascularizada e adere ao tecido nervoso, embora não fique em contato direto com as células ou fibras nervosas.

http://medlib.med.utah.edu/WebPath/jpeg5/CNS315.jpg

Liquido cefalorraquidiano

Este liquido ocupa as cavidades dos ventrículos, o canal central da medula, o espaço subaracnóideo e os espaços perivasculares. Ele é importante para o metabolismo do SNC e o protege contra traumatismos externos, por formar uma camada liquida no espaço subaracnóideo.

http://www.cerebromente.org.br/n02/fundamentos/csf_unlab.mov

Bibliografia: Livro de Histologia Básica
Tratado de Anatomia Veterinária
Aula teórica e prática

Nenhum comentário: