sexta-feira, 4 de maio de 2007

Tecido Nervoso

O tecido nervoso esta distribuído por todo organismo animal, formando uma rede de comunicação constituindo o Sistema Nervoso. Que anatomicamente se divide em Sistema Nervoso Central (formado pelo encéfalo e medula espinhal) e Sistema Nervoso Periférico (formado pelos nervos e gânglios nervosos).

http://www.benessere.com/salute/images/sist_nerv_per.jpg

Funções do Tecido Nervoso

Detectar, transmitir, analisar e utilizar as informações geradas pelos estímulos sensoriais representados pro calor, luz, energia mecânica e modificações químicas do ambiente externo e interno; organizar e coordenar, direta ou indiretamente, o funcionamento de quase todas as funções do organismo, entre as quais as funções motoras, viscerais, endócrinas e psíquicas.








http://cd.wrs.yahoo.com/_ylt=A0geuk5urTtGSCsB15bm7Qt./SIG=12cff07ie/EXP=1178402542/**http:/www.dct.ufms.br/~mzanusso/NeuronioEletronico2.jpg

Neurônios

Tem a função de transmitir estímulos do sistema nervoso periférico para o sistema nervoso central.
É constituído por:
Dendritos: prolongamentos números, especializado na função de receber os estímulos do meio ambiente, de células epiteliais sensoriais ou de ouros neurônios.
Corpo celular: representa o centro trófico da célula e que é também capaz de receber estímulos.
Axônio: prolongamento único, especializado na condução de impulsos que transmitem informações do neurônio a outra células ( nervosas , musculares e glandulares). Tendo a sua porção final ramificada, essa parte conhecida como telondendro.







http://curlygirl.naturlink.pt/neuronio.jpg

Classificação dos Neurônios

De acordo com tamanho e forma de seus prolongamentos, a maioria dos neurônios pode ser classificados como:
Neurônios multipolares apresentam mais de dois prolongamentos celulares.
Neurônios bipolares possuem um dendrito e um axônio.
Neurônios pseudo-unipolares que apresentam, próximo ao corpo celular, prolongamento único, mas este logo se divide em dois, dirigindo-se um ramo para a periferia e outro para o sistema nervoso central.









http://cd.wrs.yahoo.com/_ylt=A0geunGJrztGNxsATqfm7Qt./SIG=12umalbdi/EXP=1178403081/**http%3A//www.unav.es/tecnun/psicologia/basesbiologicas/tipos_de_neuronas.jpg





Nenhum comentário: