sábado, 5 de maio de 2007

Tipo funcional de Neurônios
Neurônio motor responsável pela transmissão do impulso do sistema nervoso central para o periférico.


Neurônio sensorial responsável pela transmissão do impulso do sistema nervoso periférico para o central.





Corpúsculo de Nissl

Constituinte do corpo celular, é uma região rica em reticulo endoplasmático rugoso, corável e visível ao microscópio óptico.





Arquivo pessoal de aula prática.

Fibra Nervosa

É a associação de um axônio e uma bainha de mielina ou amielinica que o envolve, grupos de fibras nervosas formam os feixes ou tractos do sistema nervoso central e os nervosos do sistema nervoso periférico.
Fibra nervosa mielinica é formada por um conjunto de envoltórios concêntricos de bainha de mielina, através de células de schwann no sistema nervoso periférico e através de células oligodendrócitos no sistema nervoso central, na substância branca.
Fibra nervosa amielínica é formada por uma única dobra de bainha de mielina encontrado na substancia cinzenta.







Foto do livro Histologia Básica

Nódulo de Ranvier

É a descontinuidade da bainha de mielina com interrupções regulares de intervalos. Responsável pela condução saltatória do impulso nervoso na fibra nervosa mielínica aumentando a velocidade. Não existente na fibra nervosa amielínica, apresentando condução contínua de menos velocidade.


























Células da Glia
Encontra-se exclusivamente no sistema nervoso central.
Oligodendrócito proveniente do tubo neural e forma a bainha de mileina
Astrócito proveniente do tubo neural, cria um comportimento especializado dentro do tecido nervoso para o bom funcionamento do mesmo. Remove o excesse de neurotransmissores e íons potássio. Participa da cicatrização do tecido nervoso formando o glioma.
Microglia proveniente do monócito do sangue e realiza defesa celular.
Células ependimárias provenientes do tubo neural, revestem o canal central, os ventrículos e produz o liquido cefaloraquidiano.






Nenhum comentário: