Sinapse

Ativação do neurônio
Ocorre quando chega um estimulo nervoso no neurônio, ocorrendo a despolarização da membrana deste, que através dos canais iônicos há entrada de cálcio fazendo com que haja uma inversão de cargas no interior e exterior dos neurônios favorecendo com que o estimulo chegue ate outro neurônio ou tecido, através de neurotransmissores. Onde as informações são processadas e transmitidas para o sistema nervoso central.

Conceito
Sinapse é uma região altamente especializada, onde ocorre a transferência de informação (impulso elétrico) de uma célula para outra através de neurotransmissores.
Os neurotransmissores são mediadores químicos de comunicação entre as células. Exemplo: acetilcolina, serotonina, Gaba...
A onda despolarizante chega ate a terminação nervosa do axônio (botão terminal) abrindo os canais de voltagem de cálcio, que por sua vez entram através do canal no interior do botão terminal, isso faz com que as vesículas sinápticas dirijam-se á membrana plasmática, liberando seu conteúdo, os neurotransmissores na fenda sináptica. Esses neurotransmissores ligam-se a seus recepitores específicos da membrana plasmática da célula, fazendo com que crie uma nova despolarização nesta célula.
Os neurotransmissores são reciclados ou destruídos na própria fenda.

Tipos de sinapses
Axodendriticas = axônio + dendritos
Axodendriticas = axônio + dendritos

Axossomática = axônio + corpo celular
Axoaxônica = axônio + axônio

Bibliografia: Histologia Básica – Junqueira e Carneiro e Aulas Teóricas
Nenhum comentário:
Postar um comentário