terça-feira, 15 de maio de 2007

Medula

É uma estrutura alongada, mais ou menos cilíndrica, mais com algum achatamento dorso-ventral e determinadas variações regionais de forma e dimensões. As mais importantes dessas variações são os espessamentos das partes que dão origem aos nervos que suprem os membros anteriores (intumescência cervical), posterior (intumescência lombar) e o afilamento final da calda (cone medular).
A intumescência cervical da origem ao plexo braquial que faz inervação do membro torácico. A lombar da origem ao plexo lombo-sacral que promove a inervação do membro pélvico. Esses nervos formados estão divididos em raiz dorsal (aferente) e raiz ventral (eferente), e se unem formando os gânglios espinhais.
http://re3.mm-a5.yimg.com/image/3258395718

Gânglios

Acumulo de corpos de neurônios fora do sistema nervoso central. http://orbita.starmedia.com/~nightzone/images/biol_apnervoso1.jpg

Cauda Eqüina

É formado pelo cone medular mais raízes dos últimos nervos espinhais, sendo que o seu ultimo nervo é o filamento terminal.

http://re3.mm-a2.yimg.com/image/2445545312

Substancia branca da medula

É a parte mais externa da medula espinhal, onde se apresente grande quantidade de fibra nervosa mielínica.

Substancia cinzenta da medula

É a parte mais interna da medula, semelhante a um H, apresentando cornos ventrais e cornos dorsais (pernas do H) e uma comissura cinzenta (meio do H). A apresenta grande quantidade de corpos neurônios e fibras nervosas amielínicas, envolta do canal medular.
http://www.existencialismo.org.br/jornalexistencial/Image42.gif

Bibliografia: Tratado de Anatomia Veterinária

Nenhum comentário: